Bolsonaro anunciou a demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras na última sexta-feira (19)
Bolsonaro anunciou a demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras na última sexta-feira (19)| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Pesquisa XP/Ipespe feita com 800 entrevistados entre os dias 22 e 23 de fevereiro mostra que os brasileiros ficaram divididos a respeito da decisão do presidente Jair Bolsonaro de demitir o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Para 40% dos entrevistados, Bolsonaro errou ao anunciar a troca do presidente da estatal. Outros 38% avaliaram a mudança na petroleira como um acerto. A margem de erro da entrevista é de 3,5 pontos percentuais.

Sobre a definição dos preços dos combustíveis, 41% acreditam que, mesmo sendo pautados pelo mercado, os reajustes deveriam ter prazos definidos pelo governo, por exemplo, com uma limitação de aumento de preços em intervalos menores que três meses. Já a não interferência do Executivo nos preços dos combustíveis é defendida por 25% dos entrevistados.

Em relação à popularidade de Bolsonaro, a pesquisa XP/Ipespe mostra que as avaliações positiva (31%) e negativa (42%) do governo se mantiveram praticamente inalteradas em relação à rodada realizada em 4 de fevereiro.